Educativo

Agendamento de Grupos

VISITA MEDIADA


As Visitas Mediadas na Fábrica de Arte Marcos Amaro buscam estabelecer espaços de diálogo, de prática poética e performativa para os diversos públicos com o propósito de promover a sensibilização e ressignificação acerca das obras do acervo da fundação bem como dos trabalhos do artista Marcos Amaro. 

As visitas são disponibilizadas para escolas e universidades públicas e privadas,  grupos diversos de associações, corporativos, independentes, entre outros. Na visita mediada, agendada previamente, cada grupo é acompanhado por um educador preparado para adequar sua prática a partir das características do grupo. Os grupos são orientados a percorrer um trajeto específico conforme a interação entre o grupo e o educador ou de acordo com os interesses do/a professor/a responsável pelo agendamento. 

Para públicos espontâneos, sem agendamento, a visita mediada ocorre conforme disponibilidade da equipe da Oficina Educativa.

INFORMAÇÕES GERAIS PARA AGENDAMENTO

O agendamento de visita na Fábrica de Arte Marcos Amaro – FAMA é realizado via preenchimento de formulário. Após preenchimento do formulário e envio da solicitação de agendamento a equipe do Educativo FAMA entrará em contato via e-mail e/ou telefone.

1. Link para pesquisa das exposições e atividades na FAMA https://famamuseu.org

2 .O valor do ingresso para a exposição “Tarsila estudos e anotações” – 15/03/2020 a 14/03/2021 é de R$ 10,00 (dez reais) inteira e R$ 5,00 (cinco reais) meia. 

3.Entrada Franca: escolas e universidades (públicas e privadas), instituições sem fins lucrativos, ONG’s e projetos de caráter social (comprovação de agendamento com Educativo FAMA). Crianças menores de 10 anos, pessoas maiores de 60 anos e portadores necessidades especiais não pagam. Participantes das ações de formação do Educativo FAMA (comprovante de inscrição). Às quartas entrada gratuita.

4. Aconselhamos o agendamento com grupos de no mínimo 10 pessoas e no máximo 40 pessoas no mesmo horário. A visita mediada é oferecida para grupos de aproximadamente 20 pessoas.

5. A visita mediada nos espaços expositivos tem aproximadamente 01 (uma) hora de duração. É indispensável contar com mais 30 (trinta) minutos para a divisão de grupos, a retirada de ingressos (Exposição “Tarsila estudos e anotações”), atrasos e utilização de guarda volumes e sanitários. Assim, para que os horários agendados sejam respeitados, e não haja diminuição no tempo da visita, sugerimos que o grupo programe sua chegada com 15 minutos de antecedência do horário marcado.

6. Os grupos devem contar com pelo menos 1 pessoa responsável que acompanhará a visita mediada auxiliando a equipe do Educativo FAMA na condução e organização do grupo.

7. Informamos que não possuímos estacionamento para ônibus o desembarque é permitido através do acesso a FAMA situado na Rua Dr. Graciano Geribelo.

8. Acessibilidade – a FAMA fornece cadeiras de rodas e plataforma de acesso do carro as salas distantes. Estamos trabalhando em novas ações para o melhor atendimento.

9. A FAMA possui o Restaurante Cozinha São Pedro, local para refeições e lanches. Para reserva contatar +55 11 98634.3310 @cozinhasaopedrofafa

EDUCATIVO FAMA

O Educativo da Fábrica de Arte Marcos Amaro aposta na metáfora para apresentar as relações entre o gesto criativo e os processos de aprendizado presentes em seus Programas e Ações; O jogador lança a pedrinha na superfície do lago e observa sua trajetória. Seu corpo estuda os detalhes do movimento da pedra tocando na água para, no próximo arremesso, fazê-la ir mais longe e propagar mais ondas. O olhar perspicaz do jogador se mistura com o espaço e com o tempo. A pedra e a água são parceiras na brincadeira. A cada arremesso o processo de aprendizagem se potencializa e novas táticas se desenham. Por fim, o jogador corre para compartilhar suas descobertas. 

O Educativo FAMA, assim como o gesto do jogador brincante, pretende experimentar, desenhar, modelar e projetar ações poéticas e performativas com o objetivo de reverberar processos artísticos e educativos em seu contexto social, cultural e histórico. Nesse âmbito, o educativo deseja propiciar o desenvolvimento colaborativo de ações e programas em parceria com instituições culturais e de ensino para a pesquisa e o fomento da arte contemporânea na cidade de Itu e interior de São Paulo.

Assim, o educativo ao fazer a pedra quicar na superfície do lago conecta, além da espacialidade e temporalidade da ação, diferentes materialidades, subjetividades, vozes e memórias presentes tanto no corpo da antiga fábrica têxtil, onde está sediada, quanto nas obras de arte do acervo do museu e do artista Marcos Amaro.

PROGRAMAS E AÇÕES

Visitas Mediadas 

As Visitas Mediadas buscam estabelecer espaços de diálogo, de prática poética e performativa para os diversos públicos com o propósito de promover a sensibilização e ressignificação acerca das obras do acervo da fundação bem como dos trabalhos do artista Marcos Amaro. A partir das exposições permanentes e temporárias as Visitas Mediadas almejam intensificar a relação do público com a arte contemporânea, com a memória e contexto da fábrica. As visitas são disponibilizadas para escolas das redes públicas e privadas, universidades e grupos diversos como associações, empresas, entre outros. Na visita mediada, agendada previamente, cada grupo é acompanhado por um educador preparado para adequar sua prática a partir das características do grupo. Para públicos espontâneos, sem agendamento, a visita mediada ocorre conforme disponibilidade da equipe do Educativo FAMA.


FAMINHA

O Programa FAMINHA oferece diversas ações voltadas para o público infantil e familiares tendo em vista o protagonismo da criança no museu. Propostas de oficinas, contações de história, jogos e brincadeiras são algumas das atividades já realizadas. O FAMINHA propõe um mergulho na construção de conhecimento por meio da arte contemporânea, presente em seu acervo, e da ludicidade.


Na Roda da FAMA

A ação Na roda da FAMA promove encontros de artistas do acervo e/ou com obras expostas no museu com a comunidade artística e com o público geral interessado em arte. A proposta tem como foco o compartilhamento de experiências em pesquisa e criação artística.


FAMA na Escola

O Programa FAMA na Escola integra as propostas do Educativo FAMA e corresponde o desejo de desenvolver projetos em colaboração com a comunidade escolar no intuito de criar estratégias pedagógicas voltadas para a arte contemporânea e para o patrimônio histórico presente na antiga fábrica São Pedro, onde está situada, bem como na cidade de Itu. O Programa FAMA na Escola representa o interesse da instituição em participar ativamente dos processos de aprendizagem em arte no ensino básico bem como em valorizar as práticas experimentais dos professores de artes. Ademais, pretende-se com esse programa gerar o acesso aos estudantes do ensino médio às práticas culturais e artísticas tendo em vista a formação profissional.


Encontros  para professores e educadores

O Programa de Encontros para professores e educadores oferecidos pelo Educativo FAMA prevê a realização de atividades de formação teórico-prático atrelados ao acervo, ao trabalho do artista Marcos e ao patrimônio histórico da antiga fábrica São Pedro. Com o objetivo de aprofundar e expandir o diálogo entre a FAMA e os professores das redes pública e privada, bem como com educadores em geral, os encontros articulam conteúdos transversais vinculados às exposições e aos currículos e projetos dos participantes. As ações desenvolvidas nos encontros objetivam contribuir na elaboração de práticas pedagógicas a serem realizadas de forma colaborativa entre FAMA e instituições de ensino. A proposta do  programa compreende palestras, cursos, performances, seminários e conversas. 


Experiências em mediação

O Projeto Experiências em Mediação do Educativo FAMA  tem como objetivo instaurar espaços de troca, colaboração, estudo e experiências em arte e educação para estudantes universitário, professores, educadores, artistas-educadores e público interessado em arte contemporânea e nos processos de mediação cultural. Por meio de encontros distintos o projeto propõe aproximações múltiplas e interdisciplinares acerca da arte contemporânea e seus contextos. 


Meios e Processos

O Projeto Meios e Processos realizado pelo Educativo FAMA tem como proposta estruturar um ambiente propício para a orientação, o compartilhamento e a pesquisa em criação artística bem como promover o reconhecimento, projeção e inserção de artistas do interior paulista no circuito da arte. Pretende-se possibilitar o aprofundamento na experimentação em arte dentro de um contexto de produção e reflexão alinhados com a arte contemporânea. O foco no artista e em seus processos de criação coincide com o desejo do Educativo FAMA de gerar espaços de troca de saberes tendo em vista a aproximação com metodologias e práticas poéticas de criação.  

O Projeto Meios e Processos envolve a seleção de artistas, por meio de edital, para compor um grupo que recebe orientações em processos artísticos e acompanhamento curatorial durante encontros na FAMA.  Neste ano, dando continuidade a parceria de 2019, ano da primeira edição do projeto, contamos com a artista e professora Kátia Salvany e como novo integrante o curador Andrés I. M. Hernández

Os resultados que se pretendem envolvem a possibilidade de ampliação do repertório visual e conceitual dos artistas participantes, a expansão de suas manifestações artísticas com a utilização de  suportes e meios variados e a contribuição para o fortalecimento da formação de artistas. 


Cine FAMA 

O Programa Cine FAMA representa o interesse do Educativo FAMA de gerar ações e projetos voltados para o cinema e para as produções audiovisuais conectadas com as propostas curatoriais das exposições em cartaz assim como com as obras do acervo. 


Projeto Vizinhança

O Projeto Vizinhança tem com foco as relações da FAMA com sua vizinhança. As ações de caráter lúdico e de convivência tem como objetivo estreitar as relações de forma afetiva e descontraída com a comunidade de Itu. A ação “Um dedindo de prosa” pretende promover momentos de conversa com a comunidade de Itu com o objetivo de fomentar a participação da vizinhança nas atividades do museu bem como de mapear os saberes, histórias e memórias da comunidade.


Formação Livre

O Educativo FAMA conta com ações de Formação Livre nos diferentes campos da arte, cultura e produção cultural. São oferecido cursos, oficinas, workshops, palestras com o objetivo de aproximar o público da programação do FAMA Museu e de possibilitar aprendizados práticos e teóricos em arte e cultura.